Anel de noivado: entenda a tradição e saiba como escolher

O anel de noivado é o símbolo primeiro da união de um casal. Marca o pedido e o início dos planos para uma nova família. Um presente extremamente romântico que marca o pedido de casamento.

A célebre cena na qual o namorado se ajoelha e pede a mão de sua amada em casamento não saí do imaginário de todos nós. Um momento importante para o casal que é marcado pela entrega de um anel de noivado.

Essa tradição faz parte dos costumes das pessoas desde antiguidade. Independente de religião, o pedir em casamento tem no anel ou aliança seu símbolo maior. Vamos conhecer um pouco mais.

A origem do anel de noivado

É difícil datar ou mencionar um marco para determinar especificamente onde e quando começou o rito do anel de noivado. Porém, muito historiadores relatam que os Egípcios já usavam o anel como sinal de compromisso.

Já no mundo ocidental, os gregos e romanos utilizavam o anel para distinguir pessoas casadas, e também os casais de namorados.

Mas, foi a partir do século 11 d.C. que a Igreja Católica admite o anel de noivado como primeiro passo ao matrimônio, costume que foi difundido até hoje nas mais diferentes culturas.

Os tipos de anel de noivado

A tradição nos diz que anel de noivado é diferente de aliança. O primeiro, como já mencionado, indica o fim do namoro e o início do compromisso sério. A aliança confirma o matrimônio. Por isso, normalmente não se usa o mesmo anel nas duas ocasiões.

O anel de noivado que é posto na mão direita, pode ser um simples anel de ouro ou prata. Mas, por ser um momento único na vida do futuro casal, os noivos capricham na escolha, e presenteiam suas amadas com lindos solitários.

O solitário é sempre um anel de beleza única, composto por uma pedra preciosa. Os apaixonados têm no diamante o grande parâmetro para sua escolha. Eles dão vida a uma joia de compromisso linda, e dão a ideia de eterno.

Esse tipo de anel também é comercializado com outras pedras preciosas de igual beleza e qualidade.

Como escolher seu anel de noivado

Como tradição é o noivo que fica incumbido de presentear sua futura esposa com um lindo anel. Em países onde esse costume é mais rígido, o noivo tem que economizar para oferecer o melhor anel de noivado.

Como é um passo importante para os dois, é importante o noivo ficar atento aos gostos de sua amada. Um momento de saber mais sobre ela, e assim escolher a joia correta.

Claro se noiva sentir que o pedido de casamento está próximo, dê sugestões ou faça menção de como preferirá seu anel de noivado. Seja comedida para não estragar a surpresa.

Outra dica importante é procurar uma joalheira de qualidade, que já conheça seu trabalho, ou se destaque no mercado. Ter a certeza de boa procedência da joia é a segurança que muitos querem.

O prelúdio do casamento é um momento importante do casal. Manter essa tradição com o anel de noivado celebra o amor.