Celulares chineses: vale a pena comprar?

A intensa produção de artigos eletrônicos vem causando uma corrida frenética por espaço em diversas economias ao redor do mundo. Um fato é inegável: no que se refere a manufatura e exportação, a China dispara nas pesquisas, fornecendo milhões de celulares e smartfones para centenas de países.

Mesmo sendo campeã e tendo uma presença marcante na fabricação de dispositivos móveis, alguns de seus produtos deixam muito a desejar. Alguns clientes se sentem frustrados ao adquirir um produto chinês, quer seja pela baixa qualidade ou pela falta de suporte.

Vale ressaltar que, apesar de toda essa controvérsia causada por essas infelicidades, alguns produtos e até mesmo marcas chinesas se destacam por mostrarem qualidade e performance invejáveis.

Será que vale a pena comprar um celular chinês? Se sim, existem opções mais interessantes e, ao mesmo tempo, baratas? Confira.

Veja o que outros usuários dizem sobre marcas chinesas

A maneira mais fácil de conferir se um celular de marca chinesa é o feedback que os usuários dão com respeito a vários aspectos de cada aparelho. As próprias empresas que vendem esses aparelhos dão espaço para que seus clientes opinem sobre a compra, e você pode conferir os comentários e tirar suas próprias conclusões.

Com o frequente crescimento de blogs e sites que fazem reviews e análises de diversos dispositivos, basta fazer uma pesquisa nos sites de buscas famosos e ver o que as principais autoridades no assunto estão dizendo sobre as principais características destes celulares.

Celular chinês pode ser excelente

É claro que, apesar da alta disponibilidade, se questione a procedência e qualidade de marcas chinesas de celulares e smartfones. O fato de serem da China já cria uma certa dúvida, e a maioria já descarta a possibilidade de adquirir um aparelho destes.

Mas apesar dessa má fama, muitas fabricantes chinesas vem lançando no mercado dispositivos e celulares com alto desempenho e qualidade de performance, além de recursos nativos versáteis e muito úteis.

Um exemplo vivo disto é a Huawei, empresa chinesa que inciou suas atividades fornecendo modems 3G-4G portáteis através de conexão USB, e que vem investindo fortemente no desenvolvimento de aparelhos celulares e smartfones. Muitos destes estão bem avaliados, aparecendo nas primeiras posições nos ranks de sites conceituados.

Atente-se aos locais de venda

Grandes centros comerciais, como a famosa 25 de Março em São Paulo, fornecem uma grande variedade de produtos chineses, incluindo celulares e smartfones. Porém, é necessário ter cautela ao compra-los nestes locais. Uma dica interessante é usar um cupom de desconto kabum e comprar online com desconto!

Como se sabe, a maioria dos produtos vendidos nestes centros são de qualidade duvidosa, e podem frustrar quem está interessado em adquirir um celular ou smartfone. Outro perigo comum é adquirir aparelhos contrabandeados ou roubados.

A recomendação é: adquiria celulares chineses de lojas devidamente credenciadas, e exija nota fiscal, para caso precise efetuar troca ou devolução do aparelho.

No fim das contas, adquirir um celular chinês não é diferente se escolher outra marca de outro país. Nenhum fabricante está isento de fornecer produtos defeituosos ou que causem outros transtornos. Neste caso, saiba fazer a pesquisa certa e planeje bem antes de efetuar a compra de qualquer aparelho celular, incluindo os de marcas chinesas.